Tecnologia -> UBUNTU -> Temas -> Emerald -> Como instalar o Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Como instalar o Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot


O Eme­rald é um dos de­co­ra­dores de ja­nelas mais bo­nitos e com maior po­ten­cial que existe para o Ubuntu. O Eme­rald é ca­ra­te­ri­zado por apre­sentar altos efeitos grá­ficos nas de­co­ra­ções das ja­nelas, no­me­a­da­mente barras de tí­tulo trans­pa­rentes, con­tornos das ja­nelas di­fusos, bo­tões de gestão de ja­nelas com ani­ma­ções, entre muitos ou­tros as­petos.
Apesar do Eme­rald ser um ex­ce­lente de­co­rador de ja­nelas ao nível es­té­tico, por ele estar um pouco es­que­cido pela co­mu­ni­dade que o de­sen­volve (talvez para pro­duzir o seu su­cessor), o novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot não o traz nem ins­ta­lado nem dis­po­nível nos re­po­si­tó­rios ofi­ciais.
Assim, este ar­tigo ex­plica um mé­todo de como você pode voltar este ex­ce­lente de­co­ra­dores de ja­nelas que é o Eme­rald no seu Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.

Tema do Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot
Como o Eme­rald já foi am­pla­mente dis­cu­tido e apre­sen­tado no Ubun­tued, por isso neste ar­tigo não se apre­sen­tará as vá­rias fun­ci­o­na­li­dades dele. Em vez disso, caso você queira saber mais sobre o Eme­rald, con­vi­damos-lhe a vi­sitar o ar­tigo se­guinte:
Eme­rald, um de­co­rador de ja­nelas in­crível!
O mé­todo apre­sen­tado neste ar­tigo foi des­crito no Fórum do Ubun­tued pelo Bruno S. Brasil e ba­si­ca­mente fun­ciona per­fei­ta­mente mas re­quer que faça uma das coisas que mais as­susta os uti­li­za­dores nor­mais: tem de com­pilar o Eme­rald.
O pro­ce­di­mento é com­ple­ta­mente se­guro e o nível de di­fi­cul­dade é ra­zo­a­vel­mente baixo pois você apenas tem de se­guir se­quen­ci­al­mente cada ponto apre­sen­tado abaixo. O único in­con­ve­ni­ente é que esta ins­ta­lação pode de­morar algum tempo em com­pu­ta­dores mais an­tigos, no en­tanto, acho que o re­sul­tado vale a pena!
Por fim, e antes de ex­plicar como se ins­tala o Eme­rald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot, você pode ver o vídeo se­guinte que mostra todo o pro­ce­di­mento ex­pli­cado neste ar­tigo feito no meu com­pu­tador! Como verá, basta se­guir os passos e no final tem o Eme­rald fun­ci­onal!

Pro­ce­di­mento de ins­ta­lação do Eme­rald no Ubuntu 11.10

Tal como re­fe­rido acima, como o novo Ubuntu não dis­po­ni­bi­liza o Eme­rald nos seus re­po­si­tó­rios ofi­ciais, você não tem uma ma­neira sim­pli­fi­cada de o ins­talar tal como acon­tecia nos Ubuntus an­te­ri­ores. Assim, terá de se­guir o pro­ce­di­mento ex­pli­cado abaixo de forma se­quen­cial para ga­rantir que tudo de­corra nor­mal­mente. Co­mece por abrir o ter­minal e uti­lize-o sempre para todos os co­mandos para ga­rantir que está na pasta cor­reta.
  • Ini­ci­al­mente, co­mece por ins­talar os pa­cotes ne­ces­sá­rios para re­a­lizar a com­pi­lação e para sa­tis­fazer as de­pen­dên­cias:
sudo apt-get ins­tall git au­to­conf lib­tool libwnck1.0-cil-dev libwnck-dev in­tl­tool lib­de­co­ra­tion0-dev
  • De­pois do pro­cesso de ins­ta­lação ter ter­mi­nado, de­verá ini­ciar o pro­cesso de com­pi­lação. Assim co­mece por di­gitar o co­mando se­guinte para fazer down­load do có­digo fonte do Eme­rald versão 0.9.4 (não uti­lize a versão 0.9.5 pois dá erro ao com­pilar):
wget http://​cgit.​compiz.​org/​fusion/​decorators/​emerald/​snapshot/​emerald-0.​9.​4.​tar.​gz
Após a trans­fe­rência ter­minar (são apenas 300KB), fi­cará com um novo fi­cheiro na sua Pasta Pes­soal cha­mado “emerald-0.​9.​4.​tar.​gz”.
  • De­verá então des­com­pactá-lo através do co­mando se­guinte:
tar -xf emerald-0.​9.​4.​tar.​gz
  • De­pois, di­gite o co­mando se­guinte para en­trar na pasta que re­sultou da des­com­pac­tação:
cd eme­rald-0.9.4
  • Agora que está dentro da pasta com o có­digo fonte você apenas pre­cisa de mandar o seu Ubuntu pre­parar todos os fi­cheiros, com­pilar e, por fim, ins­talar o Eme­rald. Para tal, copie o co­mando se­guinte para o ter­minal e aguarde até o pro­cesso ter­minar!
./autogen.​sh && make clean && make dist­clean && ./con­fi­gure --prefix=/usr && make && gksu make ins­tall
Ele irá ter­minar, ou bem su­ce­dido ou com erro (que es­pe­ramos que não acon­teça), por isso não ter­mine este pro­cesso a meio!! Con­forme o com­pu­tador, a com­pi­lação po­derá de­morar vá­rios mi­nutos! A meio desse pro­cesso, será pe­dida a senha para ins­talar a apli­cação di­gite e volte a aguardar.
  • De­pois de ter­minar de­verá limpar todos os fi­cheiros tem­po­rá­rios que não pre­cisa mais. Para tal di­gite o co­mando se­guinte no ter­minal:
cd .. && rm -rf eme­rald-0.9.4 && rm emerald-0.​9.​4.​tar.​gz
Este co­mando irá apagar os fi­cheiros re­sul­tantes da com­pi­lação bem como o fi­cheiro que trans­feriu no início que tinha o có­digo fonte do Eme­rald.

De­pois deste pro­ce­di­mento você já tem o Eme­rald ins­ta­lado e pronto a ser uti­li­zado. Para saber mais por­me­nores sobre o que fazer após a ins­ta­lação do Eme­rald, su­giro-lhe que leia o ar­tigo se­guinte de­pois da secção de ins­ta­lação:
Eme­rald, um de­co­rador de ja­nelas in­crível!
De forma re­su­mida, nesse ar­tigo é ex­pli­cado como se ins­talam temas do Eme­rald e como se de­fine o Eme­rald como o de­co­rador de ja­nelas pa­drão do Ubuntu. Esses pontos são re­fe­ridos de forma su­cinta nas sec­ções se­guintes deste ar­tigo.

Como ins­talar temas do Eme­rald

A pri­meira coisa que você deve fazer antes de ex­pe­ri­mentar o Eme­rald é ins­talar pelo menos um tema. Para tal de­verá re­correr à apli­cação para esse pro­pó­sito que pode ser aberta pelo Unity es­cre­vendo no Dash a pa­lavra “Eme­rald” ou então através dos menus em Apli­ca­tivos →Ou­tros →Eme­rald Theme Ma­nager.

Quando a apli­cação es­tiver aberta, para ins­talar um tema apenas pre­cisa de clicar no botão “Im­port” e de­pois se­le­ci­onar um fi­cheiro tema do Eme­rald. Onde pode en­con­trar temas do Eme­rald? Veja o link se­guinte por exemplo:
Temas do Eme­rald no site Gnome-Look

Como de­finir o Eme­rald como de­co­rador pa­drão

Para de­finir o Eme­rald como de­co­rador pa­drão do Ubuntu, você ne­ces­sita de uti­lizar uma apli­cação cha­mada “Ge­ren­ci­ador de con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config”. Se ainda não co­nhece esse apli­ca­tivo veja este ar­tigo que o apre­senta e ex­plica como o ins­talar:
Ge­ren­ci­a­mento das op­ções do Compiz
No caso de você já o co­nhecer e apenas o querer ins­talar, clique no botão se­guinte para o ins­talar ou então es­creva o co­mando se­guinte no ter­minal.
sudo apt-get ins­tall com­piz­config-set­tings-ma­nager

De­pois da ins­ta­lação ter­minar, abra-o es­cre­vendo no Dash do Unity “Ge­ren­ci­ador de con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config” ou, caso não tenha o Unity, no menu Apli­ca­tivos →Ou­tros →“Ge­ren­ci­ador de con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config”.

Quando es­tiver aberto, abra as op­ções de De­co­ração de Ja­nelas e na opção Co­mando es­creva o se­guinte:
eme­rald --re­place
A partir desse mo­mento o Eme­rald fi­cará como pa­drão. Rei­nicie a sessão ou o Ubuntu e co­mece a testar este novo de­co­rador de ja­nelas!

Como re­verter o Eme­rald como pa­drão?

Você de­finiu o Eme­rald como de­co­rador de ja­nelas pa­drão do seu Ubuntu e agora não o quer mais? Então faça o pro­ce­di­mento ex­pli­cado na secção an­te­rior e, na opção Co­mando, es­creva o se­guinte:
/usr/bin/compiz-de­co­rator