Como instalar o Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot
O Emerald é um dos decoradores de janelas mais bonitos e com maior potencial que existe para o Ubuntu. O Emerald é caraterizado por apresentar altos efeitos gráficos nas decorações das janelas, nomeadamente barras de título transparentes, contornos das janelas difusos, botões de gestão de janelas com animações, entre muitos outros aspetos.
Apesar do Emerald ser um excelente decorador de janelas ao nível estético, por ele estar um pouco esquecido pela comunidade que o desenvolve (talvez para produzir o seu sucessor), o novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot não o traz nem instalado nem disponível nos repositórios oficiais.
Assim, este artigo explica um método de como você pode voltar este excelente decoradores de janelas que é o Emerald no seu Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot.
Como o Emerald já foi amplamente discutido e apresentado no Ubuntued, por isso neste artigo não se apresentará as várias funcionalidades dele. Em vez disso, caso você queira saber mais sobre o Emerald, convidamos-lhe a visitar o artigo seguinte:
Emerald, um decorador de janelas incrível!O método apresentado neste artigo foi descrito no Fórum do Ubuntued pelo Bruno S. Brasil e basicamente funciona perfeitamente mas requer que faça uma das coisas que mais assusta os utilizadores normais: tem de compilar o Emerald.
O procedimento é completamente seguro e o nível de dificuldade é razoavelmente baixo pois você apenas tem de seguir sequencialmente cada ponto apresentado abaixo. O único inconveniente é que esta instalação pode demorar algum tempo em computadores mais antigos, no entanto, acho que o resultado vale a pena!
Por fim, e antes de explicar como se instala o Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot, você pode ver o vídeo seguinte que mostra todo o procedimento explicado neste artigo feito no meu computador! Como verá, basta seguir os passos e no final tem o Emerald funcional!
Procedimento de instalação do Emerald no Ubuntu 11.10
Tal como referido acima, como o novo Ubuntu não disponibiliza o Emerald nos seus repositórios oficiais, você não tem uma maneira simplificada de o instalar tal como acontecia nos Ubuntus anteriores. Assim, terá de seguir o procedimento explicado abaixo de forma sequencial para garantir que tudo decorra normalmente. Comece por abrir o terminal e utilize-o sempre para todos os comandos para garantir que está na pasta correta.- Inicialmente, comece por instalar os pacotes necessários para realizar a compilação e para satisfazer as dependências:
sudo apt-get install git autoconf libtool libwnck1.0-cil-dev libwnck-dev intltool libdecoration0-dev
- Depois do processo de instalação ter terminado, deverá iniciar o processo de compilação. Assim comece por digitar o comando seguinte para fazer download do código fonte do Emerald versão 0.9.4 (não utilize a versão 0.9.5 pois dá erro ao compilar):
wget http://cgit.compiz.org/fusion/decorators/emerald/snapshot/emerald-0.9.4.tar.gz
Após a transferência terminar (são
apenas 300KB), ficará com um novo ficheiro na sua Pasta Pessoal
chamado “emerald-0.9.4.tar.gz”.
- Deverá então descompactá-lo através do comando seguinte:
tar -xf emerald-0.9.4.tar.gz
- Depois, digite o comando seguinte para entrar na pasta que resultou da descompactação:
cd emerald-0.9.4
- Agora que está dentro da pasta com o código fonte você apenas precisa de mandar o seu Ubuntu preparar todos os ficheiros, compilar e, por fim, instalar o Emerald. Para tal, copie o comando seguinte para o terminal e aguarde até o processo terminar!
./autogen.sh && make clean
&& make distclean && ./configure --prefix=/usr
&& make && gksu make install
Ele irá terminar, ou bem sucedido ou
com erro (que esperamos que não aconteça), por isso não termine este
processo a meio!! Conforme o computador, a compilação poderá
demorar vários minutos! A meio desse processo, será pedida a senha
para instalar a aplicação digite e volte a aguardar.
- Depois de terminar deverá limpar todos os ficheiros temporários que não precisa mais. Para tal digite o comando seguinte no terminal:
cd .. && rm -rf emerald-0.9.4 && rm emerald-0.9.4.tar.gz
Este comando irá apagar os ficheiros
resultantes da compilação bem como o ficheiro que transferiu no
início que tinha o código fonte do Emerald.
Depois deste procedimento você já tem o Emerald instalado e pronto a ser utilizado. Para saber mais pormenores sobre o que fazer após a instalação do Emerald, sugiro-lhe que leia o artigo seguinte depois da secção de instalação:
Emerald, um decorador de janelas incrível!De forma resumida, nesse artigo é explicado como se instalam temas do Emerald e como se define o Emerald como o decorador de janelas padrão do Ubuntu. Esses pontos são referidos de forma sucinta nas secções seguintes deste artigo.
Como instalar temas do Emerald
A primeira coisa que você deve fazer antes de experimentar o Emerald é instalar pelo menos um tema. Para tal deverá recorrer à aplicação para esse propósito que pode ser aberta pelo Unity escrevendo no Dash a palavra “Emerald” ou então através dos menus em Aplicativos →Outros →Emerald Theme Manager.Quando a aplicação estiver aberta, para instalar um tema apenas precisa de clicar no botão “Import” e depois selecionar um ficheiro tema do Emerald. Onde pode encontrar temas do Emerald? Veja o link seguinte por exemplo:
Temas do Emerald no site Gnome-Look
Como definir o Emerald como decorador padrão
Para definir o Emerald como decorador padrão do Ubuntu, você necessita de utilizar uma aplicação chamada “Gerenciador de configurações do CompizConfig”. Se ainda não conhece esse aplicativo veja este artigo que o apresenta e explica como o instalar:Gerenciamento das opções do CompizNo caso de você já o conhecer e apenas o querer instalar, clique no botão seguinte para o instalar ou então escreva o comando seguinte no terminal.
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager
Depois da instalação terminar, abra-o escrevendo no Dash do Unity “Gerenciador de configurações do CompizConfig” ou, caso não tenha o Unity, no menu Aplicativos →Outros →“Gerenciador de configurações do CompizConfig”.
Quando estiver aberto, abra as opções de Decoração de Janelas e na opção Comando escreva o seguinte:
emerald --replaceA partir desse momento o Emerald ficará como padrão. Reinicie a sessão ou o Ubuntu e comece a testar este novo decorador de janelas!
Como reverter o Emerald como padrão?
Você definiu o Emerald como decorador de janelas padrão do seu Ubuntu e agora não o quer mais? Então faça o procedimento explicado na secção anterior e, na opção Comando, escreva o seguinte:/usr/bin/compiz-decorator