Emerald, um decorador de janelas incrível!
O Emerald é um decorador de janelas para Ubuntu muito especial ao nível estético. Este decorador de janelas tem a particularidade de enriquecer a borda das janelas do Ubuntu de uma forma muito livre e extremamente versátil. Através do Emerald, é possível ter nas decorações das janelas transparências (desfocadas ou não), animações, estruturas da barra diferentes, editar os botões e os títulos, entre outros aspetos visuais.
O Emerald é, por isso, uma funcionalidade quase obrigatória num Ubuntu que se prese pela beleza estética. Qualquer amante de visuais do Ubuntu deve ter em consideração o Emerald! Se acha que pertence a esse grupo ou simplesmente quer experimentar, continue a ler este artigo!
Este decorador de janelas, o Emerald, foi inicialmente desenvolvido para o Compiz como uma evolução ao decorador de janelas padrão do Gnome, o GTK. Com o passar o tempo, este decorador de janelas evoluiu para algo extremamente poderoso pela sua versatilidade de aspectos decorativos (como poderá ver pelas imagens deste artigo).
Tal como referido no parágrafo anterior, ele é parte integrante do gestor de janelas Compiz. Por essa razão, como pré-requisito obrigatório para se ter o Emerald, é necessário ter o Compiz ativo! Ora, como o Compiz precisa de ter os drivers da placa de vídeo corretamente instalados, rapidamente conclui-se, então, que para ter o Emerald você precisa de ter instalado corretamente os drivers da sua placa de vídeo.
Para além de ter o Compiz, precisa também de ter o Gerenciador do Compiz instalado. Através deste gerenciador, posteriormente, irá ativar o Emerald. Sendo assim, antes de proceder à instalação do Emerald, recomenda-se que veja este artigo para saber como instalar o Gerenciador do Compiz e para saber se tem os drivers da placa de vídeo corretamente instalados ou não:
Gerenciamento das opções do Compiz
Entretanto, sobre a instalação em si do Emerald, você deve ter em conta também outro pormenor importante: Se tem o Ubuntu 11.04, então não deve instalar o Emerald que vem nos repositórios oficiais do Ubuntu, ou seja, não deve utilizar o procedimento normal apresentado abaixo para outras versões do Ubuntu. Deve, sim, utilizar o procedimento explicado para o Ubuntu 11.04 Natty Narhwal.
Instalação do Emerald no Ubuntu 11.04 Natty Narhwal
Tal como referido, a versão do Emerald disponibilizada por padrão nos repositórios oficiais do Ubuntu 11.04 Natty Narhwal não funciona corretamente, por isso, para ter o Emerald deve adicionar um repositório extra e só depois instalar. Aliás, tal como pode ver pelo vídeo acima, no Ubuntu 11.04 foi preciso instalar o repositório.Assim comece por abrir o terminal e escreva o comando seguinte para adicionar o repositório:
sudo add-apt-repository ppa:malteworld/compiz && sudo apt-get update
sudo apt-get install emerald
Instalação do Emerald em Ubuntus anteriores
Para as outras versões do Ubuntu, a instalação do Emerald não requer a instalação de um repositório adicional. Assim, para instalar este software, apenas precisa de escrever o comando seguinte ou simplesmente clicar no botão de instalação seguinte:
sudo apt-get install emerald
Como ter o Emerald sempre ativo
Para ter o Emerald a arrancar com o Ubuntu sempre automaticamente precisa de executar o procedimento explicado nesta secção. Tal como foi referido acima, para fazer esta configuração, precisa de ter o Gestor de Configurações do Compiz. Assim, comece por abri-lo (através do Unity ou então em Sistema →Preferências →Gerenciador de Configurações do CompizConfig ou em português de Portugal: Sistema de Configuração do Compiz) e depois procure na secção efeitos pelo botão Decoração da Janela:emerald --replace
Para surtir efeito, recomenda-se que reinicie a sessão do seu Ubuntu! No entanto, em vez de reiniciar a sessão poderá escrever o seguinte no terminal:
emerald --replace
Como definir um visual do Emerald
Depois de ter o Emerald instalado, no menu Sistema →Preferências, terá uma nova aplicação chamada Emerald Theme Manager (ou então no Unity ficará imediatamente disponível e com o mesmo nome). Esta aplicação servirá para fazer o gerenciamento dos temas do Emerald que você tem instalados no seu Ubuntu. De salientar ainda que esta aplicação permite também editar os temas que você tiver instalados!Inicialmente, o Emerald Theme Manager vem vazio, sem temas, por isso não se admire do facto de não ter nenhum tema instalado. Depois de ter alguns temas instalados, o aspecto desta aplicação é semelhante ao da seguinte imagem:
Depois, para definir um visual do Emerald, você apenas precisa de seleccionar um item da lista!
Como instalar temas do Emerald?
Os temas do Emerald são constituídos por apenas um ficheiro e com a extensão “.emerald“, por isso são facilmente identificáveis. Existe um site muito interessante que contém muitos temas do Emerald e por isso o recomenda visita:Compiz Themes – Emerald ThemesDepois de fazer download do ficheiro do tema (atenção que ele pode estar compactado e nesse caso precisa de descompactar), você apenas precisa de importá-lo para o Gerenciador do Emerald. Para tal, abra o Gerenciador e clique no botão Import!
Ao clicar no botão referido, será apresentada uma janela onde deverá seleccionar o ficheiro com a extensão “.emerald“.
Depois disso, ele aparecerá na lista dos temas do Emerald e você apenas precisará de o selecionar que será utilizado imediatamente!
Referências:
Tema BUMP para o Emerald;Tema LittleGlass para o Emerald;
Tema OverKill para o Emerald;
Emerald na Wikipedia;