Tecnologia -> UBUNTU -> Temas -> Emerald -> Emerald, um decorador de janelas


Emerald, um decorador de janelas incrível!

Tema minimalista do emerald
O Eme­rald é um de­co­rador de ja­nelas para Ubuntu muito es­pe­cial ao nível es­té­tico. Este de­co­rador de ja­nelas tem a par­ti­cu­la­ri­dade de en­ri­quecer a borda das ja­nelas do Ubuntu de uma forma muito livre e ex­tre­ma­mente ver­sátil. Através do Eme­rald, é pos­sível ter nas de­co­ra­ções das ja­nelas trans­pa­rên­cias (des­fo­cadas ou não), ani­ma­ções, es­tru­turas da barra di­fe­rentes, editar os bo­tões e os tí­tulos, entre ou­tros as­petos vi­suais.
O Eme­rald é, por isso, uma fun­ci­o­na­li­dade quase obri­ga­tória num Ubuntu que se prese pela be­leza es­té­tica. Qual­quer amante de vi­suais do Ubuntu deve ter em con­si­de­ração o Eme­rald! Se acha que per­tence a esse grupo ou sim­ples­mente quer ex­pe­ri­mentar, con­tinue a ler este ar­tigo!

Exemplo da versatilidade de temas do emerald
Este de­co­rador de ja­nelas, o Eme­rald, foi ini­ci­al­mente de­sen­vol­vido para o Compiz como uma evo­lução ao de­co­rador de ja­nelas pa­drão do Gnome, o GTK. Com o passar o tempo, este de­co­rador de ja­nelas evo­luiu para algo ex­tre­ma­mente po­de­roso pela sua ver­sa­ti­li­dade de as­pectos de­co­ra­tivos (como po­derá ver pelas ima­gens deste ar­tigo).
Emerald
Tal como re­fe­rido no pa­rá­grafo an­te­rior, ele é parte in­te­grante do gestor de ja­nelas Compiz. Por essa razão, como pré-re­qui­sito obri­ga­tório para se ter o Eme­rald, é ne­ces­sário ter o Compiz ativo! Ora, como o Compiz pre­cisa de ter os dri­vers da placa de vídeo cor­re­ta­mente ins­ta­lados, ra­pi­da­mente con­clui-se, então, que para ter o Eme­rald você pre­cisa de ter ins­ta­lado cor­re­ta­mente os dri­vers da sua placa de vídeo.
Emerald
Para além de ter o Compiz, pre­cisa também de ter o Ge­ren­ci­ador do Compiz ins­ta­lado. Através deste ge­ren­ci­ador, pos­te­ri­or­mente, irá ativar o Eme­rald. Sendo assim, antes de pro­ceder à ins­ta­lação do Eme­rald, re­co­menda-se que veja este ar­tigo para saber como ins­talar o Ge­ren­ci­ador do Compiz e para saber se tem os dri­vers da placa de vídeo cor­re­ta­mente ins­ta­lados ou não:
Ge­ren­ci­a­mento das op­ções do Compiz
Emerald
En­tre­tanto, sobre a ins­ta­lação em si do Eme­rald, você deve ter em conta também outro por­menor im­por­tante: Se tem o Ubuntu 11.04, então não deve ins­talar o Eme­rald que vem nos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Ubuntu, ou seja, não deve uti­lizar o pro­ce­di­mento normal apre­sen­tado abaixo para ou­tras ver­sões do Ubuntu. Deve, sim, uti­lizar o pro­ce­di­mento ex­pli­cado para o Ubuntu 11.04 Natty Narhwal.

Ins­ta­lação do Eme­rald no Ubuntu 11.04 Natty Narhwal

Tal como re­fe­rido, a versão do Eme­rald dis­po­ni­bi­li­zada por pa­drão nos re­po­si­tó­rios ofi­ciais do Ubuntu 11.04 Natty Narhwal não fun­ciona cor­re­ta­mente, por isso, para ter o Eme­rald deve adi­ci­onar um re­po­si­tório extra e só de­pois ins­talar. Aliás, tal como pode ver pelo vídeo acima, no Ubuntu 11.04 foi pre­ciso ins­talar o re­po­si­tório.
Assim co­mece por abrir o ter­minal e es­creva o co­mando se­guinte para adi­ci­onar o re­po­si­tório:
sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:mal­teworld/compiz && sudo apt-get up­date
De­pois de o pro­cesso ter­mi­nado, para ins­talar o Eme­rald sim­ples­mente clique no botão se­guinte ou então es­creva o se­guinte no ter­minal:
sudo apt-get ins­tall eme­rald

Ins­ta­lação do Eme­rald em Ubuntus an­te­ri­ores

Para as ou­tras ver­sões do Ubuntu, a ins­ta­lação do Eme­rald não re­quer a ins­ta­lação de um re­po­si­tório adi­ci­onal. Assim, para ins­talar este software, apenas pre­cisa de es­crever o co­mando se­guinte ou sim­ples­mente clicar no botão de ins­ta­lação se­guinte:
sudo apt-get ins­tall eme­rald

Como ter o Eme­rald sempre ativo

Para ter o Eme­rald a ar­rancar com o Ubuntu sempre au­to­ma­ti­ca­mente pre­cisa de exe­cutar o pro­ce­di­mento ex­pli­cado nesta secção. Tal como foi re­fe­rido acima, para fazer esta con­fi­gu­ração, pre­cisa de ter o Gestor de Con­fi­gu­ra­ções do Compiz. Assim, co­mece por abri-lo (através do Unity ou então em Sis­tema →Pre­fe­rên­cias →Ge­ren­ci­ador de Con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config ou em por­tu­guês de Por­tugal: Sis­tema de Con­fi­gu­ração do Compiz) e de­pois pro­cure na secção efeitos pelo botão De­co­ração da Ja­nela:
A abrir a decoração de janelasQuando en­trar nessa secção, pro­cure pela opção in­ti­tu­lada “Co­mando” e subs­titua o que lá está pelo se­guinte:
eme­rald --re­place
A configurar o arranque do Ubuntu para ter o Emerald
Para surtir efeito, re­co­menda-se que rei­nicie a sessão do seu Ubuntu! No en­tanto, em vez de rei­ni­ciar a sessão po­derá es­crever o se­guinte no ter­minal:
eme­rald --re­place

Como de­finir um vi­sual do Eme­rald

De­pois de ter o Eme­rald ins­ta­lado, no menu Sis­tema →Pre­fe­rên­cias, terá uma nova apli­cação cha­mada Eme­rald Theme Ma­nager (ou então no Unity fi­cará ime­di­a­ta­mente dis­po­nível e com o mesmo nome). Esta apli­cação ser­virá para fazer o ge­ren­ci­a­mento dos temas do Eme­rald que você tem ins­ta­lados no seu Ubuntu. De sa­li­entar ainda que esta apli­cação per­mite também editar os temas que você tiver ins­ta­lados!
A arrancar o configurador do Emerald
Ini­ci­al­mente, o Eme­rald Theme Ma­nager vem vazio, sem temas, por isso não se ad­mire do facto de não ter ne­nhum tema ins­ta­lado. De­pois de ter al­guns temas ins­ta­lados, o as­pecto desta apli­cação é se­me­lhante ao da se­guinte imagem:
Gestor de temas do Emerald
De­pois, para de­finir um vi­sual do Eme­rald, você apenas pre­cisa de se­lec­ci­onar um item da lista!

Como ins­talar temas do Eme­rald?

Os temas do Eme­rald são cons­ti­tuídos por apenas um fi­cheiro e com a ex­tensão “.eme­rald“, por isso são fa­cil­mente iden­ti­fi­cá­veis. Existe um site muito in­te­res­sante que contém muitos temas do Eme­rald e por isso o re­co­menda vi­sita:
Compiz Themes – Eme­rald Themes
De­pois de fazer down­load do fi­cheiro do tema (atenção que ele pode estar com­pac­tado e nesse caso pre­cisa de des­com­pactar), você apenas pre­cisa de im­portá-lo para o Ge­ren­ci­ador do Eme­rald. Para tal, abra o Ge­ren­ci­ador e clique no botão Im­port!
A importar um tema do emerald
Ao clicar no botão re­fe­rido, será apre­sen­tada uma ja­nela onde de­verá se­lec­ci­onar o fi­cheiro com a ex­tensão “.eme­rald“.
A seleccionar um novo tema
De­pois disso, ele apa­re­cerá na lista dos temas do Eme­rald e você apenas pre­ci­sará de o se­le­ci­onar que será uti­li­zado ime­di­a­ta­mente!

Re­fe­rên­cias:

Tema BUMP para o Eme­rald;
Tema Lit­tle­Glass para o Eme­rald;
Tema Over­Kill para o Eme­rald;
Eme­rald na Wi­ki­pedia;