MySQL Workbench no Ubuntu 11.10
Resolvi abandonar de vez o Windows em minha estação de trabalho na UFMG. Estou há mais ou menos 10 dias utilizando o Ubuntu 11.10 e estou muito satisfeito com a experiência de uso.Já conhecia o Ubuntu e o acompanho deste a versão 6, mas nunca tive coragem de usá-lo em um ambiente de desenvolvimento, simplesmente porque não tinha muitas opções de aplicativos para ele. Eu era sempre obrigado a usar o estranho Wine.
Desde que instalei o Ubuntu 11.10 tenho encontrado tudo o que usava no Windows para instalar. Com exceção a um bom software de edição de imagens, similar ao photoshop ou preferencialmente ao fireworks. Mas isso é conversar para outro post.
O MySQL Workbench 5.2.35, disponível no site do desenvolvedor, não funciona corretamente no Ubuntu 11.10, pois o mesmo foi empacotado para a versão anterior, 11.04. Depois de buscar outros softwares similares e descobrir que não existe, fui atrás de uma solução para o meu problema: fazer o MySQL Workbench 5.2.35 rodar no Ubuntu 11.10.
Encontrei várias soluções, desde a paleativa de excutar um Alt+f4, até a opção de recompilar o pacote. Mas a solução mais elegante, definitiva e indolor é acrescentar um novo repositório, instalar o MySQL Workbench e ser feliz.
No terminal, execute os seguintes comandos:
- sudo add-apt-repository ppa:olivier-berten/misc
- sudo apt-get update
- sudo apt-get install mysql-workbench-gpl