Tecnologia -> UBUNTU -> Pendrive inicializável

Usando o Unetbootin para criar um Pendrive inicializável.


Com o advento dos netbooks, mídias removíveis em disco estão cada vez mais raras. Embora seja possível conectar um drive de DVD/CD externamente, a maioria das pessoas não possui esse tipo de recurso. Então, o que fazer quando seu S.O. dá problema? Nos fóruns é comum encontrar as intruções “dê boot com um CD Live”, mas é raro encontrar “dê boot por um pendrive, ou sdcard”.
Se você está no grupo desprovido de mídias em disco, como é o meu caso, seus problemas acabaram. A partir de agora você poderá “bootar pra quebrar” em qualquer máquina que tenha entradas USB e a possibilidade de inicializar o sistema por uma dessas entradas. O programa que vai nos dar a redenção é o Unetbootin, disponível em http://unetbootin.sourceforge.net/, com versões para Windows e Linux.

Baixando o Unetbootin
Acesse o site http://unetbootin.sourceforge.net/ e clique no botão correspondente ao seu sistema operacional, Windows ou Linux. Se você estiver com paciência de ler a página toda, verá que o programa tem pacotes específicos para diversas distribuições Linux. Escolha a sua e baixe. Pessoalmente prefiro a opção do pacote binário, disponível no botão correspondente ao S.O. no início da página, porque não precisa de instalação, basta rodar o programa.
O sistema operacional que estou utilizando para demonstrar esse programa é o Debian Linux, portanto, as instruções a seguir são para esse sistema. Podem haver variações para outros sistemas, principalmente para o Windows que não requer a opção de dar permissões ao usuário para rodar o programa (isso é muito mal!!).
Baixando o pacote binário, tudo o que você tem a fazer é abrir a pasta onde ele foi baixado, clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Propriedades”. Na aba “Permissões”, ative a opção “Permitir a execução do arquivo como programa”. Clique em “Fechar”. Veja abaixo como fazer:
Clique na imagem para aumentá-la
Clique na imagem para aumentá-la
A partir de agora, o programa deve rodar, entretanto, você pode precisar ter permissões de administrador para rodá-lo. Isso vai depender do seu sistema e de como seu usuário está configurado.
Obtendo uma imagem de CD/DVD.
Você pode obter uma imagem de um CD/DVD no Linux através do programa K3B, ou outro “ripper” de sua preferência. Isso significa que você pode pegar um CD de instalação do Windows, ou do MacOS X, e usar esse programa para gravar uma imagem do disco no seu HD, para depois gravá-la no pendrive. Para o Linux, a maneira mais fácil para quem tem banda larga é baixar a imagem do CD de instalação da sua distribuição favorita no site oficial dela. Não é objeto desse artigo ensinar a extrair uma imagem do CD/DVD, ou ensinar como usar um programa “ripper”, como o K3B. O importante é você estar de posse de um arquivo ISO ou IMG.
Opções de gravação do Unetbootin
O Unetbootin é um programa de uma tela só. Na mesma tela, você escolhe se que que ele baixe o arquivo da internet, se você fornecerá o local onde ele buscará a imagem do CD/DVD, ou se você vai usar um kernel customizado por você (essa é uma opção para os usuários mais avançados que gostam de compilar seus próprios kernels). A tela do programa é a que aparece abaixo:
Clique na imagem para aumentá-la
Gravando uma distribuição.
Se você selecionar a opção “Distribution”, poderá escolher entre as inúmeras distribuições disponíveis no menu e suas várias versões.
Clique na imagem para aumentá-la
Clique na imagem para aumentá-la
Gravando a partir de um arquivo de imagem.
A opção “Diskimage” permite que você informe ao programa qual será a imagem (arquivo ISO ou IMG) que você quer gravar no Pendrive.
Clique na imagem para aumentá-la
Clique na imagem para aumentá-la
Clique na imagem para aumentá-la
A opção “Custom” é para quem compila seu próprio kernel. Acredito não ser o foco dos leitores deste artigo.
Na parte debaixo da tela, você escolhe em qual unidade quer gravar a imagem do disco. Muito cuidado aqui, porque é fácil se confundir quando se tem dois ou mais dispositivos removíveis plugados ao mesmo tempo. Minha sugestão é: retire todos os dispositivos removíveis que não serão utilizados para a gravação da imagem. Mantenha a opção “Show All Drives (Use With Care)” desmarcada. Dessa forma, você não terá a chance de gravar a imagem do CD/DVD no seu HD, destruindo assim seus sistema e seus dados. Com a opção desmarcada, os dispositivos que aparecem na listagem do campo “Drive” serão apenas os removíveis e, se você seguiu meu conselho anterior, haverá apenas um dispositivo na lista, o pendrive onde você quer gravar o sistema. Também tenha certeza de que ele esteja em branco e montado.
Ao clicar no botão “OK”, se seu pendrive não estiver em branco, aparecerá uma tela de aviso:
Clique na imagem para aumentá-la
Caso esteja em branco, ou você clique em “Yes to All” na tela de aviso, o programa começará a transferir os arquivos da imagem do CD/DVD para o seu pendrive:
Clique na imagem para aumentá-la
Após alguns minutos, o programa terminará a terfa e perguntará se você que reiniciar a máquina. Essa pergunta é unicamente para induzir você a testar o pendrive imediatamante. Você pode escolher a opção “Sair” e o programa se fechará sem reiniciar a máquina.
Clique na imagem para aumentá-la
Testando o pendrive.
Escolhendo a opção “Reiniciar Agora”, ou demontando o pendrive e o levando para outra máquina, o procedimento para testá-lo é o mesmo: um boot.
Desligue a máquina, insira seu pendrive na porta USB e ligue-a. Em geral, as BIOS atuais oferecem uma opção de escolha do dispositivo de boot logo nas primeiras telas. No exemplo abaixo, utilizei uma máquina virtual para testar o pendrive, mas em máquinas reais, o procedimento é o mesmo. Nesse caso, pressionei a tecla “F12” para escolher o dispositivo de boot.
Clique na imagem para aumentá-la
Em seguida escolhi a opção “c) CD-ROM”, pois na minha máquina virtual o pendrive estava mapeado como sendo um drive de CD-ROM. Nas máquinas físicas aparecerá a opção correspondente ao pendrive (USB-Disk, USB-Hdd, ou algo parecido).
Clique na imagem para aumentá-la
A máquina iniciou seu boot pelo pendrive, confirmando que a instalação da imagem no pendrive foi feita com sucesso.
Clique na imagem para aumentá-la
Conclusão.
O Unetbootin é uma ferramenta inestimável para quem não possui recursos de mídia removível em disco. Além disso, economiza bastante os custos com mídias (CD e DVD), já que pode ser reutilizado várias vezes. Uma consideração a fazer é que, obviamente, o tamanho do pendrive deve ser compatível com o tamanho da imagem. O fato de funcionar mais rápido do que um leitor de CD/DVD e não ser suscetível a danos físicos, como riscos ou quedas, são vantagens adicionais do método.