Breve Introdução ao JSON
No post Como Montar um Grid utilizando Ext JS, citei que era possível carregar os dados de um grid através de JSON.O post de hoje tem como objetivo de fazer uma breve introdução sobre JSON.
JSON (JavaScript Object Notation – Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados, também conhecido como um sucessor do XML. JSON é em formato texto muito simples e ao mesmo tempo elegante, além de ser em formato para troca de informações entre o browser e o servidor.
O JSON também é mais rápido e mais leve que o XML. Enquanto que no XML tratamos todos os dados como string, os objetos JSON são tipados (string, number, array, boolean).
Um objeto JSON pode ter a forma de duas estruturas:
- Uma coleção de pares nome/valor
- Uma lista de valores
Exemplos
O objeto meuPrimeiroJSON possui 3 propriedades, ou 3 pares nome/valor. O nome de cada par é: nome, sobrenome e idade. O valor pode ser qualquer objeto Javascript. Neste exemplo, o valor de cara par, respectivamente: Loiane, Groner, 23. Note que nome e sobrenome são strings e a idade é um número.
Como já citado, o formato dos dados é chamado de JSON. O que o torna poderoso é o fato do valor porder ser qualquer tipo de dados, desde uma string até arrays e outros objetos, podendo formar tipos complexos de dados, como os da estrutura abaixo:
Para converter um texto JSON em um objeto JSON, utilizamos a função eval(), que invoca o compilador javascript, que irá converter o texto e criar a estrutura de um objeto:
Você pode trabalhar com JSON e diversas linguagens, inclusive java!
Os códigos js do post você pode fazer o download aqui -
Conclusão
Esta foi uma rápida introdução de como representar um objeto JSON.
Para maiores detalhes, visite: http://www.json.org/